Educação de filhos

Meu filho não larga o computador!

Como usar o computador e a internet de forma adequada?

Algumas crianças apresentam comportamentos que podem indicar dependência de internet, mas afinal, como usar o computador e a internet de forma adequada?

Computador em lugar público!

Não deixe seu filho a sós com computador particular no quarto. A possibilidade de ele se envolver com sites pornográficos, perigosos, que incitam preconceitos e violências, é muito grande. Deixe o computador da casa (ou o dele) na sala ou em outro ambiente público da casa. Se ele usa no quarto, a regra deve ser a de deixar a porta sempre aberta. Totalmente escancarada, não encostada sem chave, mas aberta, para que a possibilidade de um adulto aparecer de repente possa servir de inibidor do uso inadequado.

Coloque horários para o acesso à internet.

Muito tempo parado na frente do computador pode ser prejudicial, pois o corpo de seu filho poderá sofrer consequências fisiológicas. Má circulação, propensão à obesidade, postura inadequada, lesões por esforço repetitivo etc. O ideal é que ele faça pequenas interrupções a cada meia hora de uso de internet para andar, alongar-se, enfim, mexer o corpo. E, a cada hora, um intervalo maior. Uma das maiores causas da obesidade infantil é o sedentarismo. As crianças estão parando de correr, de jogar bola, de fazer bagunça… estão muito estáticas.

Cuidado com a adrenalina.

Jogos on-line ativam a adrenalina das crianças em uma proporção muito alta. Isso significa que seu filho tende a estar estressado para outras atividades e fica mais irritado, sensível, de mau humor etc. Jogos em que o nível de atenção precisa ser cada vez maior para vencer as fases fazem com que o corpo injete mais adrenalina no sangue para dar conta do nível de excitação provocado pela ação no game. Nesse caso, se seu filho joga antes de ir dormir, terá problemas para pegar no sono. Mesmo que obedeça ao horário de ir pra cama, vai dormir pouco, e as consequências aparecerão no rendimento escolar. Dessa forma, o melhor é colocar a regra de não jogar videogame antes de ir dormir.

O lado positivo do computador, games e internet.

Nem tudo deve ser preocupação. Muitos games ajudam a desenvolver a capacidade de tomar decisões sob pressão, criar estratégias diferentes e inovadoras para resolver situações problema e ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade quanto às consequências das decisões tomadas. Portanto, jogar games estratégicos, de ação ou simuladores de situações reais pode ser uma grande ajuda para desenvolver a inteligência e a criatividade dos nossos filhos. A recomendação principal nesses casos é use com moderação, ou seja, é preciso estabelecer horários para que o uso não seja excessivo.

Leia mais em Desligue isso e vá estudar!

Referências: criação, educação, mãe, pai.