Atividades que ajudam a criança a gostar de Matemática
Com o suporte adequado da escola e da família, a criança desenvolve o gosto pelos números.
O aprendizado de Matemática é importante desde a educação infantil até o Ensino Médio, sendo parte também da grade curricular de diversos cursos de nível superior. Aprender matemática pode ser um desafio para muitos, mas como muitas outras habilidades fica mais fácil estimular o estudo com atividades divertidas e com a inclusão da prática entre os hábitos rotineiros.
Tratando especificamente das crianças e a introdução constante a novos conceitos da matemática, é ainda mais importante oferecer apoio nesse aprendizado. A matemática
pode ser divertida, e deve ser abordada com diversos exemplos práticos e aplicações que ajudem na compreensão de seus elementos, das operações e assim em diante.
Preparamos este artigo para abordar alguns exemplos de atividades que ajudam nesse objetivo. Para começar, vamos entender melhor a relação entre gostar de uma matéria e efetivamente aprendê-la.
Aprender vs. Gostar
Será que realmente é necessário gostar de uma matéria e, principalmente, gostar de estudá-la? Veja bem, não é obrigatório até porque é natural que cada pessoa tenha afinidades específicas com diferentes áreas de conhecimento.
Gostar de matemática, no caso, é sim um passo extra para aprender e aplicar a matéria. Se divertir e ter facilidade para entender cada conceito ajuda a absorver o conteúdo e também a tirar dúvidas de forma mais eficiente.
É mais fácil estimular isso na infância do que na vida adulta. Felizmente, existem diversas atividades e mesmo hábitos rotineiros que introduzem a matemática para as crianças.
Atividades para ajudar as crianças a gostar de Matemática
- Culinária
Uma forma de entender a matemática, muitas vezes ignorada, é através da culinária e do aprendizado com receitas específicas. Principalmente na área de confeitaria, em que cada porção deve ser exata para chegar ao resultado desejado, é possível trabalhar com diversas operações matemáticas.
Sem falar que cozinhar em família é uma atividade divertida e que reforça laços. Estes primeiros passos na cozinha ainda estimulam a criança a cuidar de si mesma no futuro.
- Jogos
Com jogos de tabuleiro, jogos de cartas, passatempos, blocos didáticos e principalmente os jogos digitais fica muito mais fácil gostar da matemática, mesmo sem entender a complexidade de como ela está sendo utilizada.
Em grupo ou individualmente, os jogos podem trabalhar diversas questões relacionadas à matemática. Banco Imobiliário traz conceitos de matemática financeira, xadrez trabalha questões de lógica e probabilidade, além de diversos jogos digitais que cobrem desde as operações mais básicas até análises mais complexas.
Independência nos estudos
O que também pode ajudar a criança a gostar e aprender a matemática é ter autonomia em seus estudos. Mais do que seguir a programação escolar, é interessante valorizar que o estudante vá além e busque mais conteúdo e exercícios para entender e praticar matemática ou qualquer outra matéria de interesse.
Com o suporte adequado em casa e na escola, a criança aprende, descobre novas capacidades e pode até desenvolver gosto pelos seus estudos.
Acreditamos nisso aqui na Academia Klug e por isso oferecemos um curso exclusivo de Matemática para crianças e adolescentes. Ter uma rotina de estudos Confira e agende sua aula experimental de Matemática!